No interim, muitas e variadas coisas se passaram, desde consumos culturais intensos a uma ida ao Museu do Douro, sábado 29, para lançar sementes no "III Encontro de Sementes de Leitua e Artes".
Das idas aos espectáculos do 33º FITEI - "Hnuy Illa", "Querida Professora Helena Serguéiévna", e "In Vino Veritas", destaco pela excelência e pelo lado poético, o 1º referido, dos bascos Kukai-Tanttaka.
Das idas ao cinema o surpreendente "Eu sou o Amor", do realizador italiano Luca Guadaguino, com Tilda Swinton, pela beleza, pela herança de uma certa linha "viscontiano- bertolucciana".
Da ida ao 103º Quintas de Leitura - "Casas Kitadas", a participação do colectivo "O Copo", que defendeu criativa e convictamente a poesia de Alexandre O'Neill.
Dos Congressos "Música no Divã", na Casa da Música. Das intervenções de sexta 28, as únicas a que pude assistir por coincidência de agenda, a de Jaime Milheiro pela sistematização e pelos "momentos musicais". Gosto igualmente de "música sem palavras" e de "música com palavras".
Para ilustrar a "música sem palavras" escolheu o "Purgatório", que Gustav Mahler terá composto depois de uma longa conversa com Freud. "A música com palavras" fez-se ouvir nas vozes poderosas de Ella Fitzgerald e de Aretta Frank. Curioso referir que Freud, que tanto apreciava a escultura, a pintura e a literatura não gostava de música, uma vez que lhe acordava emoções que não controlava. Jaime Milheiro considerou a música como "o regresso a casa, à casa da música que é a da voz da mãe, uma das mais caudalosas do universo".
Como continuo a não possuir o dom da ubiquidade,além de não ter podido continuar a ouvir as conferências de sábado, desta feita, o "Imaginarius", em Vila da Feira, ficou de fora...
o meu filho é um intelectual
Há 9 anos
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