Namaskar!

Welcome! Bem-Vindos! Bienvenidos! Bienvenus!
Ensaio geral... Primeiros passos no mundo da blogosfera.
Muitas aprendizagens a fazer pelo caminho.
Duas frases de hoje:
1ª de promoção da leitura na Crosswords, livraria em Puna, Índia do Sul:
"You don't open a book, You open a mind".
2ª, ao acaso, nas obras de M. Yourcenar:
"Puisque le Temps est le sang des vivants, l'eternité doit être du sang d'ombre"

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Viva o Cinema!

Ao falar de leitura, da verdadeira leitura, muitas vezes se emprega a expressão "leitura literária". Qual será a expressão correspondente no mundo do cinema?
Vem isto a propósito da projecção de "L'Atalante"(1934), filme de Jean Vigo (1905-1934) a que acabo de assistir na sala estúdio do Teatro do Campo Alegre, último reduto da cinefilia na cidade do Porto.
Era um dos filmes favoritos de Henrique Alves Costa, cinéfilo notável, que teria feito 100 anos no passado sábado, fundador do Cine-Clube do Porto, e que por isso foi escolhido para a homenagem que lhe foi prestada na sua cidade. Antes da projecção Henrique Alves Costa foi recordado nas palavras emocionadas de Manoel de Oliveira, de André Oliveira e do seu filho Alexandre Alves Costa.
Sala mais que esgotada, demasiado pequena para conter amigos e conhecidos, que ao longo dos anos têm povoado a minha vida nesta cidade. Filme belíssimo, profundamente poético, que revi com um prazer imenso.
Além de ter conhecido pessoalmente Henrique Alves Costa, vi claramente visto Michel Simon, o inesquecível marinheiro excêntrico de L' Atalante, há muitos anos atrás, na Praça de São Marcos em Veneza...

Sem comentários:

Enviar um comentário