Namaskar!

Welcome! Bem-Vindos! Bienvenidos! Bienvenus!
Ensaio geral... Primeiros passos no mundo da blogosfera.
Muitas aprendizagens a fazer pelo caminho.
Duas frases de hoje:
1ª de promoção da leitura na Crosswords, livraria em Puna, Índia do Sul:
"You don't open a book, You open a mind".
2ª, ao acaso, nas obras de M. Yourcenar:
"Puisque le Temps est le sang des vivants, l'eternité doit être du sang d'ombre"

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Via Crucis

Uma Semana Santa singular, esta que me está a ser dado viver.
"Via Crucis - A musical meditation for Passiontide" assim se chamava o concerto que a Chamber Music Concerts deu hoje, às 12.30h em St. Catherine of Italy Church, em La Valletta, inscrito num programa de aquisição de fundos para restauro da Igreja "Restoring a Baroque Jewel".
Um pianista e uma voz feminina (soprano) interpretaram 14 peças, 14 momentos musicais, 14 estações da Via Sacra. A "Sarabande from English Suite No. 3 in G minor" de J.S. Bach, foi a música que se ouviu na 3ª, a 7ª e a 9ª: Jesus falls the first/ the second and the third time.
Poderia ter sido apenas mais um belo concerto, um dos muitos a que tenho assistido, só que, desta vez, na bela ilha de Malta.
Mas foi muito, mesmo muito, mais do que isso. Fui surpreendida e tocada pelo modo como tudo se encadeou. Cada peça musical era precedida de uma leitura breve dum texto, sobre episódios dramáticos da história da humanidade. Entre os 14 textos lidos, muito bem lidos, em inglês, contava-se um poema de Lorca sobre a Guerra Civil Espanhola e um poema de John Lennon e Yoko Ono sobre a Guerra do Vietnam.
Antes do concerto começar havia 14 velas acesas no altar, que foram sendo ritualmente sopradas no fim de cada uma das leituras.
Decididamente uma Semana Santa singular, esta que me está a ser dado viver...

Sem comentários:

Enviar um comentário