"Les Dimanches de Ville D'Avray", filme francês de Serge Bourguignon, realizado em 1962, vencedor do Óscar para o melhor filme estrangeiro de 1963, actualmente em exibição nalgumas salas em Paris, teve a sua estreia nos USA como o título "Sundays and Cybelle".
Publicitado como"Mythique", "Inédit depuis plus de trente ans", classificado como comédia dramática, a preto e branco, conta a história da comovente relação que se estabelece entre um antigo piloto de guerra amnésico, solitário e sensível, Pierre, e de uma menina também solitária e sensível, precocemente madura, abandonada pelo pai num orfanato. Talvez a sua cara lhe evoque a de uma outra criança, que talvez tenha morto durante um bombardeamento na Indochina.
Trata-se de um filme belíssimo, de atmosfera onírica e melancólica.
O único nome que reconheci no genérico, projectado em silêncio, perante uma plateia rendida, no "Le Champô", no Quartier Latin, foi o do compositor Maurice Jarre.
Gosto das cidades que têm sempre filmes clássicos em exibição, não só na Cinemateca mas também em pequenas salas estúdio...
Quem me dera que isso viesse a acontecer em Portugal também!
o meu filho é um intelectual
Há 9 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário