Namaskar!

Welcome! Bem-Vindos! Bienvenidos! Bienvenus!
Ensaio geral... Primeiros passos no mundo da blogosfera.
Muitas aprendizagens a fazer pelo caminho.
Duas frases de hoje:
1ª de promoção da leitura na Crosswords, livraria em Puna, Índia do Sul:
"You don't open a book, You open a mind".
2ª, ao acaso, nas obras de M. Yourcenar:
"Puisque le Temps est le sang des vivants, l'eternité doit être du sang d'ombre"

terça-feira, 27 de abril de 2010

Cinefilia (s)

Podia viver sem ir ao Cinema? Claro que podia... mas a minha vida seria bem menos rica. E, para mim, "Cinema" implica ver os filmes nas Salas de Cinema, de preferência com o nariz colado ao écran, como R.Barthes dizia que só as crianças e os cinéfilos gostam de fazer.
À minha amiga I.S., que preferia ver os DVDs, na bela sala lá de casa, costumava eu dar "dicas" acerca dos filmes "a não perder".
Tinha como filme favorito o mítico "L'Année Dernière à Marienbad", realizado por Alain Resnais em 1961, com argumento de A. Robbe-Grillet, com a belíssima Delphine Seyrig, vestida por Coco Chanel. Em tempos contei-lhe a minha emoção ao ver e ouvir ao vivo a encantatória voz desta actriz, num dos Festivais de Cinema da Figueira da Foz.
Claro que também gostava muito de "Hiroshima, Mon Amour" (1959), baseado no livro homónimo de M. Duras.
Desconfio que dificilmente lhe incluíria na lista o mais recente filme do mestre A. Resnais "Les Herbes Folles" ("As Ervas Daninhas"). Mais depressa lhe recomendaria "Parlez-moi de la pluie" ("Deixa chover") realizado e interpretado por Agnès Jaoiu, que em parceria com o marido escreveu o argumento de 2 filmes de A. Resnais "Smoking/Non Smoking" e "On connaît la Chanson".

Sem comentários:

Enviar um comentário